top of page
IMG_0331_edited.jpg

Centro de Memória 

 A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) amplia suas relações com a cidade de Mariana por meio da extensão universitária desenvolvida nos Institutos de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) há boas décadas. Das vivências extensionistas emerge uma massa documental composta por documentos escritos e fotográficos que expressam a memória de projetos, programas e cursos. Memórias essas que merecem ser preservadas por representarem a interlocução da universidade com a comunidade.

​

 Pensando na preservação dessa história afetiva, foi criado em 2014 o projeto PEJA – Memória e aprendizagem: recuperação de um acervo de produção dos alunos da EJA (1997-2007), um dos conjuntos da massa amorfa documental, sob a coordenação da Profa. Fernanda A. O. Rodrigues Silva, do Departamento de Educação.  Desde então, o projeto com foco na memória extensionista amplia-se com vistas a salvaguardar uma produção mais ampla que, para tanto, recebeu apoio técnico teórico do Prof. Álvaro Antunes (DEHIS), especialista em arquivos.

 

 Desde 2022, o projeto denomina-se Centro de Memória da Extensão, ligado ao Centro de Extensão de Mariana (CEMAR), e está localizado no subsolo do prédio antigo do ICHS. Nesse espaço trabalham bolsistas e voluntários(as) com a higienização, categorização, seleção, catalogação e o arquivamento dos documentos produzidos por projetos, programas e cursos desde os anos de 1990. Todo o processo segue o padrão de arquivos documentais com intuito de reconstruir a memória social coletiva das ações e oportunizá-la para estudos e pesquisas na graduação e na pós-graduação. Afinal, são memórias do que fizemos com a esperança do que faremos!

bottom of page