top of page
Buscar
  • Foto do escritorCENTRO DE EXTENSÃO DE MARIANA - CEMAR

“O Levante dos Banidos” e a promoção da leitura de obras censuradas ao longo da história

Primeira reunião do semestre debateu a obra “Salomé”, de Oscar Wilde


O projeto de extensão “O Levante dos Banidos” foi criado com o objetivo de instalar um clube de leitura na comunidade do ICHS e fomentar uma comunidade leitora no âmbito acadêmico de Mariana e Ouro Preto. Proposto pela profa. Larissa Ceres (Departamento de Letras), a ideia do grupo é fazer a leitura de obras que foram banidas, queimadas, proibidas ou censuradas em algum momento da história da Literatura. Além disso, o projeto visa discutir a imposição e os elementos da censura institucional e os contextos nos quais ela acontece.


Registro de um dos encontros feitos pelo Clube de Leitura - O Levante dos Banidos no ICHS no dia 23/05/2023” Créditos: Coordenação do Levante dos Banidos


As reuniões que iniciaram os trabalhos do semestre ocorreram nos dias 23 de maio no ICHS e 30 de maio na Livraria Outras Palavras, em Ouro Preto. Ambas as edições contaram com a participação da coordenadora e organizadora do projeto Larissa Rodrigues Ceres Lagos, da também organizadora Maria Rita Drumond Viana e mediação do convidado Túlio Bastos, que é mestrando em Letras e trabalha com essa obra já há algum tempo.

Durante os encontros, que duraram cerca de uma hora cada, foram lidos alguns trechos da obra e Túlio apresentou diferentes montagens adaptadas para o cinema, comparando e analisando as distintas simbologias entre as versões. Além disso, o público presente foi participativo e pôde compartilhar suas próprias visões subjetivas da peça de Wilde, além de comentar sobre as questões levantadas pelo mediador.


Registro de um dos encontros feitos pelo Clube de Leitura - O Levante dos Banidos no ICHS no dia 23/05/2023” Créditos: Coordenação do Levante dos Banidos


Pedro Mol

Bolsista BDI da Comunicação CEMAR


29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page