top of page
Buscar
  • Foto do escritorCENTRO DE EXTENSÃO DE MARIANA - CEMAR

Libras na UFOP: Projeto de extensão oferece curso de Libras para a comunidade acadêmica

A Universidade Federal de Ouro Preto, através da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, está promovendo um projeto que visa capacitar os interessados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto coordenado pela Profª Drª Andreia Chagas Rocha Toffolo é dividido em módulos e tem como objetivo proporcionar aos participantes conhecimentos sólidos para atuar na sociedade como profissionais capacitados e amenizar as dificuldades de comunicação entre surdos e ouvintes.


Foto: Pedro Mol - Bolsista BDI da Comunicação CEMAR

O curso, iniciado recentemente, começou com a turma do módulo I, que tem duração de 30 horas. Após uma pausa, de acordo com o calendário da UFOP, os alunos dessa turma passarão para o módulo II. Há a intenção de abrir também os módulos III e IV, garantindo que os estudantes saiam efetivamente preparados.

Segundo a coordenadora, a procura pelo curso foi surpreendente. Na primeira semana de inscrições foram registrados 100 interessados, o que levou à abertura de outra turma além da prevista. Com o intuito de oferecer um atendimento de qualidade, a equipe responsável pelo projeto conta com um bolsista e três monitores divididos entre as turmas.


*SONORA: Andreia Chagas Rocha Toffolo é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto/DELET/UFOP e realiza pesquisas na área de ensino de português como segunda língua para estudantes surdos.



Foto: Pedro Mol - Bolsista BDI da Comunicação CEMAR

Foto: Pedro Mol - Bolsista BDI da Comunicação CEMAR

O público do curso é bastante diversificado, com a presença de estudantes, professores da educação básica, profissionais da saúde e demais pessoas que trabalham diretamente com surdos. A proposta pretende viabilizar um ambiente inclusivo e enriquecedor para todos os participantes.

As aulas acontecem todas às terças-feiras no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), das 17h às 18h40. O projeto tem despertado grande interesse e promete ser uma oportunidade única para a comunidade adquirir habilidades em Libras e ampliar sua atuação na sociedade.


Pedro Mol

Bolsista BDI da Comunicação CEMAR


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page